Localizada em Salvador, a Itaipava Arena Fonte Nova, também conhecida como Arena Fonte Nova, foi responsável por grande parte do crescimento econômico da capital baiana.
Sendo assim, a Arena Fonte Nova foi construída onde antigamente era o Estádio Octávio Mangabeira. O estádio de futebol atual começou a ser construído em 2010 para sediar alguns jogos da Copa do Mundo de 2014.
Porém, somente em 2013, um ano antes, 90% da construção havia sido concluída. Sendo assim, hoje a Arena Fonte Nova usa um modelo muito parecido com o que é usado na Europa – uma gestão multiuso. Pois lá acontecem muitos outros eventos, e não apenas jogos de futebol.
Quer saber mais sobre a Itaipava Arena Fonte Nova? Acompanhe o post a seguir!
- Proprietário: Governo Estadual da Bahia
- Nome popular: Arena Fonte Nova
- Início das obras: 2010
- Ano de inauguração: 7 de abril de 2013
- Nome oficial: Itaipava Arena Fonte Nova
- Localização: Salvador – BA
- Primeira partida: Copa das Confederações de 2013
- Capacidade atual (2021): 47.907
- Maior público: 51.227 pessoas em 1 de julho de 2014 – Bélgica x EUA
- Maior placar: Coreia do Sul 8 x Fiji 0 – Jogos Olímpicos de 2016
- A maior bilheteria: R$1.349.590,50 na final do Bahia da Copa América
- Times da casa: Não possui
A história do Arena Fonte Nova
O complexo esportivo foi originalmente inaugurado em 1951, sendo que naquela época a capacidade máxima de espectadores era de 30.000. Contudo, alguns anos depois, foi ampliado, e a capacidade subiu para 80 mil pessoas.
Porém, seu funcionamento se deu até 2007, quando ela foi fechada por conta de um acidente grave que aconteceu no local. Isso ocorreu em 25 de novembro de 2007, em um jogo da Série C do Vila Nova de Goiás contra o Bahia.
Uma das arquibancadas superiores desabou por causa da grande quantidade de pessoas. Assim, foram 7 mortos que caíram a mais de 20 metros de altura. Além disso, mais de 20 pessoas saíram feridas.
Já naquela época, o estádio era considerado um dos piores do Brasil em termos de estrutura. No dia seguinte ao acidente, a opção válida considerada foi implodir o estádio para evitar que acidentes parecidos acontecessem novamente.
No entanto, a ideia não foi muito bem aceita por todos, mas a ordem acabou vindo do próprio governador da época, Jaques Wagner. Isso porque o estádio seria implodido e um novo seria construído em seu lugar, seguindo todos os padrões da FIFA para sediar a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Durante o período em que a Arena Fonte Nova ficou interditada, algumas partidas de futebol do Bahia aconteceram fora de Salvador. Além disso, em 2011, o estádio ainda não estava nem com 40% das obras concluídas. Assim, foram mais de 2100 funcionários para construir o novo estádio.
Arena Fonte Nova em 2012
Um ano depois, em 2012, o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, foi visitar a Arena Fonte Nova e ficou muito satisfeito com a forma como as obras estavam sendo conduzidas. Mais de 50% já haviam sido concluídos, e no final das contas, acabou ficando pronta antes da Arena Castelão.
No mesmo ano, em agosto, 70% das obras foram concluídas. E, desse modo, no final do ano, estava quase pronto. Mas hoje a estrutura do Arena Fonte Nova conta com centenas de pilares, vigas, lajes e arquibancadas que foram cuidadosamente planejadas para aguentar a capacidade do estádio. Afinal, o acidente marcou a história do estádio e repercutiu mundialmente.
Em 2013, a marca de cerveja Itaipava, que pertence ao Petrópolis, passou a patrocinar o estádio em um valor de 100 milhões de reais, que será válido até 2023. E, por isso, passou a se chamar Itaipava Arena Fonte Nova. Porém, esse contrato de patrocínio concede à marca exclusividade de venda de produtos nos bares e restaurantes.
Hino dos times que jogam na casa
Hino do Bahia
“…Somos a turma tricolor
Somos a voz do campeão
E somos do povo um clamor
Ninguém nos vence em vibração
Vamos avante esquadrão
Vamos serás um vencedor
E vamos conquistar mais um tento
BAHIA, BAHIA, BAHIA!
Ouve esta voz que é teu alento
BAHIA, BAHIA, BAHIA!
Mais um, mais um Bahia
Mais um mais um título de glória
É assim que se resume a sua história”
Hino do Esporte Clube Vitória
“…Vitória, Vitória, mostra o teu valor
No campo da luta tu és o melhor
O teu pavilhão tem feitos de glória
Vitória, Vitória, tu tens grande história
Somos torcedores de grande valor
Somo rubro-negros não temos temor
Estamos contigo em qualquer lugar
Pois temos conquistas na terra e no mar
Vitória, Vitória, mostra o teu valor
No campo da luta tu és o melhor
O teu pavilhão tem feitos de glória
Vitória, Vitória, tu tens grande história
Procura mostrar todo teu poder
Somos invencíveis, não vamos temer
O teu pavilhão nós erguer
Seremos Vitória até morrer!
Vitória, Vitória, mostra o teu valor
No campo da luta tu és o melhor
O teu pavilhão tem feitos de glória
Vitória, Vitória, tu tens grande história”
O estádio atualmente
Atualmente, a Itaipava Arena Fonte Nova tem capacidade para 47.907 pessoas com três níveis bem estruturados de arquibancadas. Os assentos são cobertos e foram construídos camarotes, mais de 2 mil vagas para os carros e restaurante com vista panorâmica.
Quem visita o estádio pode fazer um passeio para conhecer toda a sua estrutura. No roteiro, os turistas podem conhecer o lounge premium, o mirante da Fonte, a sala de troféus, vestiário e o próprio gramado do campo.
Para visitar a Arena Fonte Nova, é preciso marcar com antecedência. Desse modo, elas acontecem de sexta a domingo, das 9h às 16h. Porém os horários podem mudar por conta da pandemia.
E então, gostou de conhecer o principal estádio de futebol de Salvador? Portanto, deixe seu comentário abaixo!