A copa de 2022 ainda nem aconteceu, e já se fala sobre a Copa do Mundo de 2026. O motivo? Pela primeira vez, 48 seleções jogarão em três países!
É isso mesmo: a Copa do Mundo de 2026 acontecerá em três países, sendo eles Canadá, Estados Unidos e México. Essa é a primeira vez na história em que a copa não acontecerá em um único país.
E pelo fato de 48 seleções jogarem nesta edição, muita coisa vai mudar, desde o período dos jogos até a forma como eles serão disputados.
Você gostaria de saber mais sobre como será a Copa do Mundo de 2026? Confira algumas curiosidades a seguir!
1- Três países vão organizar a Copa
É a primeira vez em toda a história da copa que três países sediarão os jogos. No entanto, a maior parte deles acontecerá nos Estados Unidos. Há uma estimativa de que pelo menos 75% dos jogos acontecerão lá.
O restante será dividido entre o Canadá e o México. Para brasileiros que não puderem viajar até os Estados Unidos, haverá uma opção mais próxima nesta edição.
A programação é de 80 jogos no total, sendo que 60 acontecerão nos EUA. Somente em uma edição da copa houve um compartilhamento de jogos entre dois países, e isso aconteceu em 2002, com a Coreia do Sul e o Japão.
2- Na Copa do Mundo de 2026, jogarão 48 seleções. O que muda?
Como mencionado, esta será a primeira edição da Copa do Mundo onde jogarão 48 seleções, 16 a mais do que as edições de 2022 e 2018! Isso modificará muitas coisas; entre elas, as cotas por vagas dos continentes.
Na Copa de 2022, jogarão 13 seleções da Europa, sendo que em 2026 o número aumentará para 16. A África aumentará de 5 para 9 seleções, a Ásia de 4 para 8 seleções, a América do Sul de 4 para 6, a América do Norte e Central de 3 para 6 e a Oceania com apenas uma seleção.
Haverá também um pequeno torneio de repescagem onde 6 equipes vão jogar, sendo uma delas pela confederação (menos a Uefa). Uma única partida definirá o resultado, e dois cabeças-de-chave serão estabelecidos pela FIFA de acordo com o ranking.
3- Serão 80 jogos em 32 dias
Outra novidade que virá com a Copa do Mundo de 2026 é o tempo de duração. Serão 32 dias de jogos, com 80 partidas no total e rodadas com 16 avos de final.
Geralmente, as edições da copa contam com 64 jogos. Como serão 16 jogos a mais nesta edição de 2026, será necessário fazer uma rodada a mais de jogos mata-mata.
Não haverá uma prolongação do tempo de duração da copa, e por isso a necessidade de fazer essa rodada adicional. Serão muitos jogos para acompanhar em 2026!
Além disso, a abertura dos jogos nos Estados Unidos acontecerá em 3 cidades, sendo elas Cidade do México, Los Angeles e Nova York. No México, a partida inaugural já tem local definido: será no estádio Azteca, o primeiro da história a sediar a abertura de três jogos da copa.
Esta edição tem tudo para entrar para a história!
4- Quanto vai custar?
Outro ponto que vai diferenciar a Copa do Mundo de 2026 são os seus custos. Estipula-se que no total, serão gastos 2,16 bilhões de dólares para a organização de todo o evento.
Em contrapartida, há estimativas de que sejam arrecadados mais de 14 bilhões de dólares em receita. Na Copa do Mundo de 2022, é esperado que a FIFA lucre 6 bilhões de dólares. Esse valor provavelmente será muito maior em 2026, já que a Copa acontecerá em 3 países
Como vai funcionar a Copa do Mundo de 2026?
Como mencionado, a Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções, mas o sistema de torneio será mantido o mesmo. Nesse caso, para que os times se organizem, serão divididos em 3 equipes de 16 seleções cada, sendo que os dois primeiros grupos vão avançar para as oitavas de final.
Quando as seleções forem classificadas, passarão para as quartas, semifinais, e finalmente as duas últimas equipes disputarão a tão almejada taça da Copa do Mundo. Além disso, todas as fases eliminatórias desta edição da copa vão acontecer em jogos únicos.
Com os 80 jogos, mais de mil jogadores estarão em campo em 2026. Isso representa um aumento de 25% em relação ao atual formato e ao modelo da copa que acontecerá em 2022.
Vale lembrar também que durante o período das eliminatórias nas 6 confederações, as vagas vão aumentar mundo para o mundial. No total, os três países que vão sediar os jogos terão em torno de 150 instalações com alta tecnologia e padrão da FIFA para o treinamento dos jogadores. Além, claro, de centenas de quartos de hotel luxuosos.
As datas ainda não foram definidas, principalmente por causa da situação atual da pandemia do Covid-19. O sorteio dos grupos só acontecerá em dezembro de 2025.
E então, você já sabia do novo formato da Copa do Mundo de 2026? Deixe o seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!