Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no Oriente Médio. A Copa do Mundo no Qatar, em 2022, promete grandes mudanças no maior evento de futebol do mundo, especialmente por acontecer em um momento pós pandêmico.
Além disso, a Copa do Mundo no Qatar será a última edição com 32 equipes, pois a FIFA já anunciou que a Copa de 2026 contará com 48 seleções divididas nos Estados Unidos, Canadá e México.
Afinal, como será a Copa do Mundo no Qatar? Onde fica esse país? Vale a pena viajar do Brasil até lá?
O Qatar é um pequeno país localizado no Oriente Médio, fazendo fronteira com a Arábia Saudita.
Se você pretende viajar na Copa de 2022, é importante ter algumas informações sobre o país, como clima, curiosidades sobre a cultura, deslocamento, onde ficar e como será um evento de tamanhas proporções após a pandemia.
Vamos lá!
Como é o clima no Qatar e como se deslocar?
Apesar de ser uma região muito quente, a Copa de 2022 será realizada entre 21 de novembro e 18 de dezembro. Ou seja, será inverno no Hemisfério Norte.
E isso muda muito o cenário. No auge do verão, as temperaturas registradas no Qatar podem superar os 50 graus, e isso faz com que seja impossível visitar o país como turista, ainda mais promover jogos de uma Copa do Mundo. Por esse motivo, acontecerá durante o outono de 2022.
Entre novembro e dezembro, é raro chover no país e as temperaturas giram em torno de 21 a 30 graus, tornando a experiência dos turistas muito mais agradável.
Ainda que a região seja quente, é recomendado levar roupas de frio caso você vá à Copa do Mundo no Qatar, pois durante à noite, as temperaturas podem cair e chegar a 13 e 14 graus.
Agora, falando sobre deslocamento, serão muitas as diferenças em comparação à última copa realizada na Rússia.
Primeiro, porque o Qatar é um país muito menor e serão apenas 5 sedes para os jogos. Além disso, 50% dos estádios ficam na capital do Qatar, Doha. O local dos jogos já foi definido, e a maior distância entre um estádio e outro é de 72 km, sendo nas cidades Al Khor e Al Wakrah.
Ou seja, diferentemente da Copa da Rússia (e também no Brasil), não será necessário viajar de avião, podendo o deslocamento ser feito de carro e até mesmo Uber. Isso facilitará muito o planejamento de quem for assistir mais de um jogo da Copa do Mundo no Qatar.
O que você precisa saber sobre o país antes de ir à Copa do mundo no Qatar?
O Qatar é um país realmente pequeno. A população total é de aproximadamente 2,7 milhões de habitantes, quase 4 vezes menor do que São Paulo capital.
O idioma oficial do país é o islamismo, e hoje tem a maior renda per capta do mundo. Por isso, caso você viaje até lá, não se surpreenda ao ver as pessoas andando na rua com as roupas de grife mais caras e diversos modelos esportivos de carros.
Embora o dinheiro oficial seja o Qatari, dólar e euro também são aceitos. Na cotação de outubro de 2021, 1 Qatari = 1,53 reais.
Apesar do idioma oficial não ser o inglês, é a principal língua utilizada no país. Isso porque a região foi colonizada pela Inglaterra. Portanto, não se preocupe: você não precisa falar ou entender árabe para se comunicar no Qatar!
Outra informação importante: mulheres não são obrigadas a andar de burca, como na maioria dos países de cultura islâmica. Aliás, no Qatar, homens e mulheres têm direitos iguais. Mulheres também podem jogar futebol lá!
É possível passear nos países próximos ao Qatar?
Dificilmente você conseguirá passear em outros países durante a Copa do Mundo no Qatar.
Isso porque ele faz fronteira com a Arábia Saudita e está bem próximo dos Emirados Árabes. Porém, existe um bloqueio aéreo no Qatar imposto pelos países mais próximos.
O motivo é a aliança feita entre o Qatar e o Irã (país que se opõe a várias ideologias de outros países da região).
Por conta dos bloqueios, os aviões não podem voar diretamente do Qatar, sendo necessário dar uma grande volta e trocar o avião. Isso fez com que a Qatar Airways perdesse muito dinheiro em 2017.
Não se sabe ainda se para a Copa de 2022 os bloqueios se manterão, e se isso acontecer, as seleções também serão prejudicadas, pois nem todas ficarão hospedadas no Qatar.
O melhor local para hospedagem é em Doha, capital do Qatar. A cidade não é muito grande, porém é moderna e tem uma excelente infraestrutura para receber turistas – além de o deslocamento para outras cidades ser muito mais fácil.
O Qatar tem 138 hotéis, sendo que 126 deles estão em Doha. Recomendamos que você faça a reserva com o maior tempo de antecedência possível, pois a procura será muito alta.
Como será a Copa do Mundo no Qatar no período pós pandêmico?
Embora a situação esteja melhorando, a pandemia ainda não acabou. E com isso, fica a dúvida: como será a copa no momento “pós pandêmico”?.
A própria organização da Copa distribuirá mais de 1 milhão de doses para que os torcedores possam assistir aos jogos ao vivo.
Isso porque pessoas não vacinadas não poderão frequentar os estádios! Esse anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do Qatar, Sheikh Khalid bin Khalifa bin Abdulaziz Al Thani.
As doses serão distribuídas no caso de as vacinas não chegarem a alguns países até 2022. O principal objetivo com a medida é proteger a saúde dos residentes e torcedores do mundo todo.
Inclusive, toda a população do Qatar já foi vacinada. Os outros cuidados provavelmente permanecerão necessários, como higienização com álcool, e uso de máscara.
E você, pretende viajar ao Qatar para a Copa de 2022? Deixe o seu comentário abaixo!