Afinal, por que preparamos uma lista com 7 curiosidades sobre o futebol?
Capaz de mover nações, unir classes e gerações, podemos afirmar que o futebol é o esporte mais popular do mundo. Tão popular que até mesmo os funcionários das empresas ganham uma folguinha nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo.
O esporte movimenta bilhões de dólares todos os anos, seja com as competições esportivas, copas ou mesmo com apostas online.
Cada jogo são 90 minutos de pura emoção, onde todo mundo sabe como começa, mas ninguém imagina como vai terminar.
O futebol é o tipo de esporte capaz de gerar todo tipo de sentimento, como raiva, tristeza, alegria, alívio e felicidade. E por toda a sua trajetória, muitos casos curiosos e inusitados aconteceram.
Por isso, resolvemos listar as 7 curiosidades sobre o futebol mais intrigantes para você, que também é amante do esporte. E então, vamos lá?
#1. Curiosidades sobre o futebol: quando ocorreu a primeira copa?
A Copa de 1930 foi a primeira realizada no mundo e aconteceu no Uruguai. Poucos anos antes, o país já tinha conquistado o bicampeonato olímpico e estava jogando no seu auge. Tanto que tinha tudo para vencer a primeira copa, além do fato de que seleções fortes da Europa como Inglaterra, Itália e Espanha se ausentaram do evento por conta da distância e das crises vividas na época.
#2. Qual país disputou todas as copas?
Por incrível que pareça, apenas um país em todo o mundo disputou todas as copas. E você já pode imaginar qual é, né? Claro que o Brasil, país do futebol! Além disso, somos os únicos no mundo a deter o pentacampeonato. Assim, quem sabe na Copa de 2022 do Qatar não buscamos o nosso tão sonhado hexacampeonato?
#3. Quando o Brasil marcou seu primeiro gol na copa?
O primeiro gol marcado pela nossa seleção aconteceu em 1930, na Copa do Mundo do Uruguai, em um jogo contra a Iugoslávia. O autor do gol foi o Preguinho. Porém, perdemos o jogo por 2×1 na ocasião.
#4. O temido 7×1
A derrota do Brasil para a Alemanha na Copa de 2014 é considerada até hoje a maior tragédia do futebol brasileiro. Foi a primeira vez que levamos uma virada tão grande na história do futebol nacional.
Antes do 7×1, o maior vexame do Brasil no futebol havia acontecido em 1950, ano em que a Copa do Mundo ocorreu no Brasil. Nós chegamos à final contra o Uruguai, e tínhamos tudo para levar o título. Porém, perdemos o jogo por 2×1. A partir desse dia, o Maracanã ficou conhecido como Maracanazo.
#5. Curiosidades sobre o futebol: do que é feita a bola?
Hoje em dia, a bola de futebol é feita de borracha ou couro sintético. Porém, a primeira bola de futebol produzida era feita de bexiga de boi! Você conhecia essa curiosidade sobre o futebol?
Além disso, ela só passou a ser produzida com borracha a partir de 1958, mas o material utilizado na época absorvia muita água, e em dias de chuva, a bola ficava muito pesada. Desse modo, graças à produção com polímeros, em 1994 as bolas passaram a ser mais leves, melhorando a performance dos jogadores em campo.
#6. A taça foi roubada!
Você sabia que o troféu da Copa do Mundo já foi usado em duas versões? A primeira, de 1930 a 1970, era conhecida como Taça Jules Rimet. Esse era o nome do primeiro presidente da FIFA. E a partir de 1974, o troféu da Copa do Mundo.
Nas primeiras edições da copa, a taça só ficaria definitivamente com um país que vencesse pelo menos três edições do mundial, e isso aconteceu com o Brasil, que foi campeão em 1958, 1962 e 1970.
Depois que o Brasil se tornou tricampeão, a FIFA criou uma nova taça. Porém, em 1983, a Jules Rimet foi roubada no Brasil. Alguns dias depois, descobriu-se que ela tinha sido derretida.
Somente anos depois, em 2015, foram encontradas algumas partes da taça em porões da sede da FIFA, na cidade de Zurique, na Suíça. Estranho, não é?
#7. Curiosidades sobre o futebol: quando surgiram os cartões?
Você sabia que até a copa de 1970, não existiam os cartões vermelho e amarelo?
Eles foram colocados em jogo após a copa de 1966, quando houve muita confusão entre os jogadores.
Sendo assim, foi em um jogo da Argentina contra a Inglaterra, em que o capitão da seleção argentina, Rattín, contestou o juiz Rudolf Kreitlen por não ter marcado falta.
O juiz considerou uma afronta e simplesmente expulsou o argentino do jogo. Como não havia cartão vermelho, o árbitro fez alguns gestos, mas o jogador não entendeu e permaneceu em campo.
Isso gerou tamanha confusão que a FIFA se viu obrigada a mudar as regras na edição seguinte da Copa do Mundo. Foi assim que em 1970 os cartões foram baseados nas cores de um semáforo: amarelo para reduzir a velocidade e vermelho para parar. Antes disso, os árbitros utilizavam apenas apitos, gestos e a própria voz.
E então, você já conhecia alguma dessas curiosidades sobre o futebol? Portanto, se você conhece mais alguma, deixe nos comentários abaixo e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!