A primeira reunião da Federação Internacional de Futebol (FIFA) ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. E o Brasil foi o país escolhido para sediar a quarta edição da Copa do Mundo, que teve início em 1930. Neste cenário, nasceu o Estádio Maracanã (Maraca). Ele foi desenvolvido pelo governo do Rio de Janeiro, que é seu proprietário até os dias de hoje. Em 2021 o Maracanã completou 71 anos.
O Estádio Maracanã foi inaugurado em 16 de junho de 1950. Ele está localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, portão 3, Rio de Janeiro. Sua construção levou 2 anos e seu custo estimado ficou na casa dos CR$ 250 milhões de cruzeiros. Foram necessários 80.000 m³ de concreto e 500 mil sacos de cimento para deixar o Maracanã em pé. Inicialmente, o estádio contava com uma capacidade para 200.000 expectadores! Sua estrutura é composta de 317 metros em seu eixo maior por 32 metros de altura. Seu campo conta com área total de 186. 638 m².
O estádio foi inaugurado com o nome de Estádio Mendes de Moraes ou Estádio Municipal do Derby. Recebeu seu primeiro jogo no dia seguinte à sua fundação. A partida ocorreu entre os clubes do São Paulo e do Rio de Janeiro. E o jogo terminou com a vitória do São Paulo em 3 x 1.
Seu maior público foi registrado na Copa de 1950, quando recebeu 199.854 torcedores. Mais tarde veio a se chamar Estádio Jornalista Mário Filho. A mudança é uma homenagem feita a seu idealizador, o jornalista Mário Filho.
Eventos no Estádio Maracanã
O Maraca foi palco de diversos eventos esportivos de destaque. Acolheu partidas inesquecíveis do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, etc. Ao longo de sua história recebeu duas Copas do Mundo (1950 e 2014); duas Copas América (1089 e 2019); uma Copa das Confederações (2013); uma Olimpíada (2016); um Pan-Americano (2007) e um Mundial de Clubes (2000).
O Estádio do Maracanã foi considerado por muito tempo o maior estádio do mundo. Quase 7 décadas após a Copa de 1950, em 2014, voltou a abrigar o evento, sediando 7 jogos da competição. Foi palco da grande final entre Alemanha e Argentina, quando reuniu 74.738 torcedores, sua capacidade máxima atual.
Aliás, o Maracanã e o Estádio Azteca, na cidade do México, foram os únicos que receberam duas finais de Copa do Mundo na América do Sul até hoje. O título mais recente da Seleção Brasileira foi conquistado no Estádio do Maracanã em 2019, na Copa América. Na ocasião, a seleção derrotou o Peru por 3 x1.
O Maracanã sediou edições históricas do Rock In Rio No Brasil. Mas também, já abrigou grandes shows exclusivos de astros internacionais e nacionais. Exemplos são Frank Sinatra, Madonna, Paul McCartney, Tina Turner, Ivete Sangalo, entre diversos outros. Em 1980 e 1997, missas campais do então papa João Paulo II foram realizadas no estádio.
Vejamos agora os 5 momentos mais importantes do futebol vividos no Estádio do Maracanã.
Fluminense 1 x 1 Corinthians – A invasão corintiana (1976)
Em dezembro de 1976, o Maraca recebia Fluminense e Corinthians na disputa pela semifinal do Campeonato Brasileiro. Nesse dia, mais de 1000 ônibus com torcedores do time paulistano chegaram ao Rio. O objetivo dos torcedores era promover um ato de reação a uma provocação do então presidente do time carioca Francisco Horta. Na partida, 70 mil torcedores alvinegros viram seu time empatar em 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis porém, o tricolor carioca venceu por 4 a 1. O evento ficou conhecido como “a invasão corintiana”.
Alemanha 1 x 0 Argentina – Final da Copa de 2014
A final de Copa do Mundo ocorrida em 13 de julho de 2014 marcou o argentino Lionel Messi. Afinal, essa foi a maior chance de ser campeão do evento que o craque teve até hoje. Do outro lado, estava o futebol tático e objetivo da seleção alemã. Uma equipe Manuel Neuer, Philipp Lahm e outros destaques da nova geração de jogadores do país. Somente no segundo tempo da prorrogação, com um gol de Götze, a Alemanha se consagrou tetracampeã mundial.
Brasil 5 x 4 Alemanha – Final de Futebol Masculino nas Olímpiadas (2016)
O Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos de 2016. Quatro anos antes, o Brasil ficou com a medalha de prata ao perder para o México nas Olímpiadas de Londres. Na final contra a Alemanha em 20 de agosto de 2016, a seleção brasileira não perdeu a oportunidade de arrebatar seu primeiro ouro olímpico no Maracanã. Inclusive, essa foi a grande oportunidade para redenção do Brasil após o fatídico 7 a 1 na final da Copa de 2014. Após um 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, a disputa foi vencida nos pênaltis. Neymar decidiu o jogo revertendo na última cobrança.
Vasco 1 x 2 Santos – Milésimo gol do rei Pelé (1969)
Em 19 de novembro de 1969, o rei Pelé foi o protagonista de um dos momentos mais marcantes da história do futebol. Aos 34 minutos do segundo tempo da partida entre Vasco e Santos, o rei do futebol marcou o “milésimo” gol de sua carreira. O gol foi marcado num pênaltis sofrido por ele mesmo. Edson Arantes do Nascimento foi então carregado nos ombros por uma multidão. Em pleno gramado do Maracanã foi ovacionado pelo público!
Brasil 1 x 2 Uruguai – Final da Copa de 1950
A final da Copa do Mundo de 2016 ocorreu em 16 de julho de 1950 no Maracanã. Esta não é porém uma data a comemorar na história do nosso futebol. Na ocasião, o Brasil perdeu de 2 a 1 para o Uruguai, ficando em segundo lugar no evento. A derrota foi marcante porque o Maraca foi construído especialmente para o torneio.
A seleção brasileira tinha superioridade técnica com relação ao Uruguai. E ainda por cima, estava jogando em casa. Por isso essa foi considerada uma das maiores zebras da história do futebol. Mas mesmo assim, seu lugar nesse ranking não podia ser outro.
Continua aqui com a gente. Leia também:
Novo regulamento da Fórmula 1 – O que muda em 2022?