Com a data da Copa de 2022 cada vez mais próxima, o futebol no Qatar começou a ganhar mais destaque na mídia. Como é o futebol no Qatar? É um esporte popular? Existe uma seleção? Essas e outras dúvidas tiramos a seguir!
Saiba que o mercado árabe já é bastante consolidado como importante ambiente de negócios para brasileiros – e, por isso, se tornou um dos principais países onde jogadores brasileiros sonham em fazer carreira.
Mas antes, que tal entender mais sobre a história do futebol no Qatar?
Um pouco sobre a história do futebol no Qatar
Quando pensamos nos craques do futebol, a história do Qatar é cheia de riquezas (literalmente). Porém, tudo ainda é muito novo no país, inclusive o próprio futebol.
Por exemplo, em 2003, dois grandes marcos aconteceram no futebol do Qatar, que foram a contratação de Guardiola para o Al-Ahli e a contratação de Romário para o Al-Sadd. E isso não faz nem 20 anos ainda – considerando o ano atual de 2021.
Porém, os clubes no Qatar não estão de portas abertas apenas para os grandes jogadores – porém, os novos não ganham tão bem, claro.
Inclusive, por mais que o futebol seja recente no Qatar, o país está investindo bastante no esporte, devido à Copa de 2022 no Qatar.
Quem são os brasileiros no futebol do Qatar?
Como dito acima, as portas do futebol no Qatar estão abertas a todos os brasileiros que quiserem jogar. A verdade é que os cataris gostam muito do futebol praticado na América Latina, tanto que em 2019 receberam um convite para participar da Copa América.
Porém, alguns jogadores que atualmente jogam no Qatar se destacam. Dentre eles, podemos citar:
- Souza: volante do Vasco, agora joga pelo Al-Ahli;
- Kayke, ex-atacante do Flamengo, atualmente joga pelo Qatar SC;
- Dudu, ex-atacante do Palmeiras, agora joga pelo Al Duhail.
Mas o futebol é um esporte popular no Qatar?
Pode não parecer, mas o Qatar é um país onde o esporte em geral é muito estimulado. Em 2015, por exemplo, o Qatar foi sede do Campeonato Mundial de Handebol e pegou medalha de prata.
Além disso, o país faz altos investimentos em Fórmula 1, Moto GP e outros esportes. Aliás, esses dois últimos citados são bastante populares por lá!
O Qatar também é conhecido pela popularidade de esportes como corrida de camelos, corrida de cavalos e, curiosamente, o críquete (é muito comum ver crianças brincando nas ruas de críquete assim como no Brasil é comum ver meninos jogando futebol nos campinhos).
E, falando em futebol, o esporte tem ganhado cada vez mais adesão dos cataris. Ele ainda não é o esporte mais popular no país, mas tem tudo para se tornar um dos mais praticados, porque a população do Qatar realmente aprecia esse esporte.
Culturalmente, o futebol não faz parte das raízes do Qatar, e nem mesmo de outros países da região. O ponto é que o governo local incentiva fortemente a prática de esportes, dentre eles, o futebol.
O Qatar tem estádios?
Sim, o Qatar tem estádios, no plural. Com a escolha para ser sede da Copa de 2022, investiu fortemente em estádios enormes e super modernos, com alta tecnologia aplicada a diversos setores.
O fato de o país ser sede da Copa pode ser o primeiro marco para que algumas barreiras comecem a ser derrubadas, como as culturais que dividem o Qatar e outros países dos Emirados Árabes por questões políticas.
Além disso, será a primeira vez em que uma Copa do Mundo acontecerá entre os meses de novembro e dezembro – isso porque as temperaturas serão mais amenas nessa época no Qatar, pois seria impossível jogar sob o sol escaldante das Arábias (é comum fazer mais 45 graus).
As construções lá não param, acontecem dia e noite. E com 5 anos de antecedência, isso é, em 2017, inaugurou o primeiro estádio que será utilizado na Copa. Em 2021, o Al Khalifa International Stadium foi reinaugurado para cumprir todos os requisitos da FIFA.
A arquitetura dos estádios do Qatar é futurística e o Al Khalifa tem capacidade média para 40 mil espectadores. Os estádios chamam a atenção pelo conforto, beleza e sistema de resfriamento – mesmo sendo aberto, a alta tecnologia utilizada proporcionará um ambiente resfriado aos jogadores e espectadores.
O Qatar tem times de futebol?
Sim, o Qatar tem vários times de futebol, inclusive a própria Seleção que jogará pela Copa. Existem times de primeira e segunda divisão, e a proposta é que os estádios sejam utilizados por esses times após a Copa de 2022.
Durante todo o ano, acontecem também vários campeonatos regionais e locais onde inclusive muitos atletas brasileiros jogam. Em 2022, será a estreia da seleção do Qatar no futebol mundial, pois ainda não participaram de nenhuma copa. Apesar disso, a seleção do Qatar já venceu três vezes a Copa do Golfo.
Brasileiros que querem jogar no Qatar
Os principais clubes do Qatar jogam a Qatar Super League, uma das principais ligas no país (semelhante a uma Libertadores no Brasil).
Jogadores brasileiros que desejam fazer carreira no Qatar devem, antes de tudo, providenciar passaporte e visto adequado. Existe um especial para quem vai praticar esportes, e por isso é essencial contar com o apoio de advogados desportivos.
Pode dar a impressão de que jogar futebol no Qatar é difícil, mas não é tanto como parece. Os clubes de primeira divisão no país podem, por lei, registrar até cinco jogadores estrangeiros.
Já para os clubes semi profissionais ou amadores, é de livre escolha quantos brasileiros e outros estrangeiros podem ser registrados como jogadores oficiais dos times.
No caso do país vizinho, como a Arábia Saudita, um total de 8 jogadores estrangeiros podem ser registrados – esses números variam de acordo com as leis de cada país da região.
O que você achou sobre o futebol no Qatar? Está ansioso pela Copa de 2022? Deixe o seu comentário abaixo!