Vamos conhecer agora os maiores artilheiros da Libertadores, mas antes algumas informações sobre a competição. A Copa Libertadores da América é a maior competição entre clubes de futebol da América do Sul e um dos torneios mais importantes do mundo. É organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) desde 1960. A competição passou por diversos formatos ao longo de sua história e no início, apenas campeões nacionais podiam participar, quando era chamada de Copa dos Campeões da América.
No maior torneio de futebol do continente, diversos jogadores têm a oportunidade de ganhar destaque e de acordo com o desempenho nas partidas, maiores oportunidades no futebol mundial. Isso além de poderem entrar para a lista dos maiores artilheiros da história da competição. Por isso, fizemos uma lista com os 5 maiores artilheiros da Libertadores da América de todos os tempos! E vamos contar um pouco da história de cada um desses craques na disputa.
5º Júlio Morales (Uruguai)
O uruguaio Júlio Morales atuou em apenas um clube na carreira, o Nacional-URU. Tornou-se o quinto maior artilheiro da história da Libertadores da América com 30 gols marcados.
Ele jogou entre as temporadas de 1966 a 1981 e foi bicampeão pelo seu clube marcando 7 gols na competição de 1966. Nesse mesmo ano, obteve sua melhor atuação no evento. Também esteve na Copa do Mundo de 1970 jogando pela seleção do Uruguai.
4º Daniel Onega (Argentina)
Considerado um dos maiores jogadores da história do River Plate-ARG, Daniel Onega também atuou em um só clube na disputa pela Libertadores. Esteve presente em 4 temporadas da competição e jogou 47 partidas entre 1966 e 1970.
O argentino marcou 31 gols no total e foi artilheiro do torneio em 1966, com 17 bolas na rede em 20 jogos! Esse foi um feito histórico na competição e fez Onega integrar a seleção argentina entre 1967 e 1971.
3º Pedro Rocha (Uruguai)
Ocupando o terceiro lugar na lista dos 5 maiores artilheiros da Libertadores está o uruguaio Daniel Onega. Este jogador obteve grande destaque em sua atuação pelo Peñarol-URU. Marcou 25 gols pelo clube entre os torneios de 1963 e 1970, 10 gols pelo São Paulo-BRA entre 1972 e 1974 e um gol pelo Palmeiras-BRA em 1979, totalizando 36 gols no torneio.
Ao todo, participou de 88 partidas e apesar de ter construído a maior parte de sua carreira no Peñarol – onde foi tricampeão da Libertadores, campeão da Copa América e pentacampeão uruguaio – alcançou maior prestígio e adoração enquanto jogou no Brasil. Inclusive, foi goleador do Campeonato Brasileiro de 1972.
2º Fernando Morena (Uruguai)
Ocupando o segundo lugar da lista dos maiores artilheiros da Libertadores, Fernando Morena marcou no total 37 gols na história da Libertadores. No total jogou 79 partidas, sempre pelo Peñarol-URU nos torneios de 1973 a 1986. Em 1982, após uma temporada não tão bem sucedida no futebol espanhol, conquistou a artilharia isolada na competição com 7 gols. Nessa edição foi campeão pelo seu clube pela primeira vez, além de arrebatar o Mundial de clubes.
1º Alberto Spencer (Equador)
Com 54 gols na competição, o equatoriano Alberto Spencer jogou 87 partidas na Copa Libertadores da América e faz parte da lista dos maiores artilheiros da Libertadores. Representou os times Peñarol-URU(48 gols) nos torneios de 1960 a 1970, e Barcelona-EQU (6 gols) em 1971 e 1972.
Além de maior artilheiro da Copa Libertadores, Spencer foi também o primeiro goleador do evento. Vestindo a camisa do Peñarol na primeira edição do torneio, marcou 7 gols. Sua atuação foi fundamental na conquista do primeiro dos cinco títulos do clube uruguaio. O ano em que mais marcou no torneio foi 1968, com 10 gols.
O maior artilheiro da Copa Libertadores da América em uma única temporada foi Daniela Onega, apelidado de El Fantasma. O jogador conquistou essa posição em face dos 17 gols emplacados no torneio de 1966. Apesar de ter sido reconhecido por um desempenho esmerado na edição, não conseguiu impedir a derrota do River Plate para o Peñarol na grande final.
Continua aqui com a gente. Leia também:
Quanto ganha o campeão da Copa do Brasil? Veja os valores