O Novo regulamento da Fórmula 1 para 2022 já foi aprovado pelo Conselho Mundial da FIA. As novas regras para o Regulamento de 2022 já foram aprovadas e prevê alterações em questões desportivas, governança financeira e do campeonato. Essas mudanças não são definitivas podem sofrer alterações nas próximas temporadas. Mas já expressam uma considerável novidade quanto ao funcionamento da competição.
Principais alterações no Novo regulamento da Fórmula 1
O setor do automobilismo sofre constante alterações em suas regras técnicas e desportivas. Isso faz parte desse esporte mais do que de outros especialmente por conta das evoluções técnicas e de engenharia mecânica e automotiva, entre outras razões.
Desta vez o trabalho foi feito pelos novos donos da F1, o Liberty Media. Este grupo adquiriu seus direitos e assumiu a categoria ao final de 2016. Descontente com os rumos do campeonato, a empresa quis então promover certas inovações. Essas novidades visam o potencial de expansão que o Mundial ainda tem. Nesse sentido, a empresa busca se aproximar do regulamento da FIA.
No quesito técnico, um grupo de engenheiros liderado por Ross Brawn foi designado para estudos aerodinâmicos. O objetivo desses estudos é encontrar maneiras de compor uma cartilha que leve a disputas mais acirradas nas pistas de Fórmula 1. Essa equipe contou ainda com nomes de peso que já auxiliaram outras equipes, como Pat Symonds e Nikolas Tombazis.
Hoje, o principal problema identificado na Fórmula 1 diz respeito aos carros que não conseguem andar próximos entre si sem sofrer turbulência superaquecimento de pneus. Então, estão sendo estudadas soluções de aerodinâmica capazes de atenuar essa dificuldade.
Liberty e FIA
Outro ponto que está sendo trabalhado pela Liberty e pela FIA refere-se a chance para que equipes do pelotão intermediário possam andar mais próximas e até mesmo vencer as grandes, eventualmente. E a conclusão chegada foi a de que o problema em questão tem origem no financeiro.
Com isso, foi feita uma verdadeira revisão no que é usado pelos times a fim de cortar custos pertinentes aos regulamentos técnicos e desportivo. O resultado foi o estabelecimento de um teto orçamentário. Esse teto visa controlar os custos de cada equipe, assunto já vinha sendo discutido há mais de 10 anos.
Outras novidades do Novo regulamento da Fórmula 1:
- Aumento dos tempos de volta para uma média entre 3 e 3s5;
- Aumento da simplicidade na suspensão dos carros,
- Sistemas hidráulicos serão totalmente banidos e certas peças como amortecedores, terão desenhos e configurações pré-definidas
- Instalação de uma peça por baixo das entradas e laterais do carro que converge parte do fluxo de ar para a parte de baixo do carro reduzindo a influência na termodinâmica do carro;
- A adoção de rodas maiores, com aros de 18 polegadas;
- Acréscimo de 5 kg ao peso das unidades de potência; aumento do limite de trocas para o escape que permitirá aos carros utilizar no máximo 3 peças durante o ano;
- Restrição quanto ao uso de materiais muito nobres que não sejam comercialmente viáveis
- Padronização da bomba de combustível;
- Incremento de novos itens de segurança, como uma membrana de borracha colocada em algumas áreas para conter detritos arremessados pelos carros e um novo sistema de absorção de energia para batidas no nariz dos modelos;
- Adoção da gasolina como combustível obrigatório, com compostos utilizados comercialmente que considerem uma mistura de no mínimo 20% (percentual que irá crescer de agora em diante) de conteúdos renováveis. Isso abre caminho para misturas como etanol e outras;
- Aumento das semelhanças entre os modelos das equipes
Entre outros pontos.
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