Que o futebol é a paixão do brasileiro, ninguém discute. Mas o esporte tem se tornado cada vez mais popular no mundo inteiro. Você já se perguntou onde surgiu o futebol?
O envolvimento com o esporte é tão grande, que bilhões de dólares são movimentados todos os anos, não só com os jogos de futebol, mas também no mercado de apostas esportivas.
Você sabia que em 2022, a previsão de lucro da FIFA é de R$30 bilhões de reais? Com tanto dinheiro em jogo, surge a dúvida: de onde surgiu o futebol?
Quem inventou? Ele é brasileiro?
Por incrível que pareça, não! Na verdade, ele surgiu na Inglaterra. Quer saber como ele chegou até o Brasil e se tornou uma paixão nacional? Confira no post a seguir!
Afinal, onde surgiu o futebol?
Não há informações muito precisas a respeito da origem do futebol, nem sobre as datas. Mas quem trouxe o futebol como conhecemos para o Brasil foram os ingleses.
Há estimativas de que o esporte tenha surgido em meados de 1863, pois foi o ano em que foi fundada a Football Association, na capital britânica. As regras que foram criadas naquela época serviram de base para o esporte como o conhecemos hoje em dia.
No entanto, segundo a PFSA – Professional Football Scouts Association, a ação de pessoas jogando bola com os pés é muito mais antiga do que se pensa. Alguns relatos sugerem que o esporte surgiu na Antiga China, no século III aC.
O esporte era conhecido como Tsu Chu. A bola era feita de couro, e dentro havia penas e pelos. O objetivo era chutar a bola dentro de uma abertura, semelhante ao gol.
Na mesma época, foi inventado o Harpastum, um esporte praticado na Grécia Antiga. O objetivo era chutar a bola de um lado para outro de uma linha central traçada em um campo.
Embora esses jogos não fossem o futebol propriamente dito, serviram como base para que os ingleses trouxessem o que mais se assemelha ao esporte hoje em dia para o Brasil.
Portanto, podemos dizer que os ingleses inventaram o futebol. Se você se perguntava onde surgiu o futebol e achava que foi no Brasil, errou!
Por que as partidas duram 90 minutos?
Em geral, as partidas de futebol duram 90 minutos, sendo que há dois tempos de 45 minutos cada. Ao finalizar o segundo tempo, as partidas podem ser prorrogadas por mais alguns minutos.
No caso de uma final de campeonato, como a Libertadores da América, como não pode haver empate, se o segundo tempo finalizar com o placar empatado, mais dois tempos de 15 minutos cada são jogados.
O mesmo serve para outros campeonatos, mas os tempos podem variar.
De acordo com registros históricos, esse tempo foi estabelecido pela primeira vez em 1866, em uma das primeiras partidas de que se tem notícias, que foi entre Sheffield e Londres;
Portanto, nos jogos mais antigos, como na Grécia e na China, ainda não havia essa mesma contagem de tempo.
Como mencionado, há também o tempo de acréscimo e minutos adicionais que podem ocorrer por causa de imprevistos no jogo.
O crescimento do futebol ao longo dos anos
No século XIX, virou uma norma na Inglaterra que as crianças jogassem futebol desde cedo. Mas as regras mudavam de uma escola para outra, principalmente por causa da disponibilidade de espaço.
Como não havia ainda uma associação naquela época que regulamentasse o jogo, houve um encontro de todos os diretores escolares para que as regras fossem estabelecidas.
Assim, houve maior aceitação por parte da própria população, que achava o futebol um esporte relativamente perigoso. A partir da definição das normas, o esporte começou a crescer e se tornou muito popular no país.
Em outros países demorou mais para que o esporte se popularizasse. Depois que a Associação de Futebol foi criada, pelo menos 50 clubes foram formalmente registrados, e o primeiro campeonato da FA CUP aconteceu em 1888.
Alguns anos depois, o futebol começou a ganhar mais força na Nova Zelândia, Chile, Suíça, Argentina, Bélgica e Brasil. Tudo isso aconteceu antes do século XX!
Onde surgiu o futebol, e quem trouxe para o Brasil?
Apesar de o futebol não ter nascido no Brasil, somos reconhecidos há muito tempo como o país do futebol. Afinal, só os brasileiros possuem o pentacampeonato mundial – rumo ao hexa na Copa de 2022.
Mas o esporte chegou aqui somente em 1894, e quem o trouxe foi um inglês chamado Charles Miller. Ele trouxe uma bola e as regras para instituir o esporte no país.
Naquela época, o esporte mais praticado e popular era o remo, mas com a chegada do futebol, ele ficou em segundo plano. O primeiro clube a ser fundado foi o da Associação Atlética Mackenzie College, em 1898.
Porém, vários times de remo acabaram se transformando em times de futebol na mesma época, como Vasco da Gama, Flamengo e Botafogo.
Os anos se passaram e em 1904 foi criada a FIFA, Federação Internacional de Futebol, que hoje é a principal entidade que controla os jogos de futebol ao redor do mundo.
Em 1930, aconteceu a primeira Copa do Mundo, e 13 seleções jogaram, sendo que o título foi dado ao Uruguai.
Você já conhecia a história do esporte e onde surgiu o futebol? Sabia que ele não havia sido criado no Brasil? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!