Os jogos paralimpíadas é um evento desportivo constituído por atletas portadores de alguma deficiência, seja física ou sensorial. Mas todos eles são jogadores de alto nível.
Então, são jogos olímpicos tradicionais, mas cuja disputa é realizada apenas com os esportes adaptados. Além disso, existem várias semelhanças com as olimpíadas
Os seus jogos paraolímpicos iniciam logo após o encerramento das Olimpíadas, e no mesmo local. E suas únicas exceções foram por motivos distintos nos anos de 1968 a 1984.
Quais os jogos paralímpicos da história
Os primeiros jogos paralímpicos aconteceram no ano de 1960, em Roma. Desde então, os jogos ocorrem a cada 4 anos. Já os jogos paralímpicos tiveram estreia no ano de 1976 na Suécia, que também acontece a cada quatro anos.
Então a paralimpíada começou a ser realizada na mesma cidade em que aconteciam as Olímpiadas em 1988 nos jogos de verão e nos jogos de inverno em 1992.
O melhor desempenho do Brasil foi nos jogos em Pequim, no ano de 2008, onde participaram 188 atletas, conquistando o total de 47 medalhas.
O atleta brasileiro com deficiência Daniel Dias é o que mais se destacou entre os nadadores. Além de conseguir diversas conquistas, ele já conseguiu 6 medalhas de ouro, além de quebrar o recorde cinco vezes dos jogos em Londres, no ano de 2012.
Quais as modalidades mais populares nas paraolimpíadas
Os jogos paralímpicos são o maior evento esportivo mundial, que reúne diversas pessoas com deficiências. Sejam elas de paralisia cerebral, mobilidades, cegueira e amputações. Além disso, os deficientes mentais também participam.
Então são vinte e sete modalidades que compõem o quadro dos jogos paraolimpíadas.
São 4 modalidades adaptadas para esse evento que são:
- Atletismo: ele é composto por diversas provas como corrida, arremessos e lançamentos, saltos, nessa modalidade os atletas possuem deficiência visual ou física.
- Basquetebol: é disputado em ambas categorias masculino e feminino. Essa modalidade é disputada desde o início dos jogos paraolimpíadas.
- Natação: os atletas que podem participar das provas são aqueles que possuem limitações físicas e motoras, como deficiência mental e visual.
- Tênis de mesa: as disputas podem ser feitas por equipe ou individual. Os participantes são, andantes, cadeirantes e portadores de deficiência mental.
Do mesmo modo, que há esportes que são exclusivos para cada deficiente como:
- Goaball, esporte para as pessoas com deficiência visual.
- bocha: os participantes possuem paralisia cerebral severa, as competições são segmentadas entre os sexos, podendo ser em dupla e individual.
- Futebol de cinco: é disputado somente pelos homens que são deficientes visuais.
Os esportes mais tradicionais nas disputas dos jogos paraolímpicos são:
- Ciclismo: ele é disputado por ambos os sexos, com deficiência visual, paralisia cerebral, amputados e lesionados medulares.
- Esgrima: esta modalidade é restrita a pessoas com dificuldades para se locomover.
- Futebol de 7: restrito para os homens com paralisia cerebral.
- Halterofilismo: competem nesta modalidade homens e mulheres amputados, les outres com baixo grau, lesionados de medula espinhal e paralisados cerebrais.
- Hipismo: vários tipos de pessoas com deficiência podem disputar esta modalidade, além de ser para ambos os sexos.
- Judô: esse esporte é restrito para pessoas com deficiências visuais. Ele é uma modalidade para ambos os sexos.
- Remo: esse esporte é completo, para todas as deficiências.
- Rugby de cadeiras de rodas: mulheres e homens tetraplégicos.
Além dessas modalidades citadas acima, pertencem à competição o tiro com arco, tênis em cadeira de rodas, o tiro esportivo, voleibol sentado e vela.
Novas modalidades nas paralimpíadas
Existem duas novas modalidades nas paralimpíadas, a primeira delas é o para taekwondo, que é disputado por dois atletas que coletes capazes de medir a potência do chute quando tem contato com o oponente. A meia possui 12 sensores distribuídos ao pé.
Já a segunda modalidade é a badminton que é caracterizada por uma mistura de tênis e vôlei de praia.
Desse modo, é utilizado raquete e peteca como os principais equipamentos. Ele é considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo. Portanto, ele envolve agilidade, reflexo e força física.
Paralimpíadas ou paraolimpíadas, qual é o correto?
Os jogos paraolímpicos foram chamados de paralimpíadas na sua décima quinta edição.
Segundo linguistas ouvidos pela BBC Brasil, o correto seria manter o termo utilizando o “o” como em paraolimpíada. Mas segundo os organizadores, a forma correta para se referir ao evento é sem o “o”, ficando assim paralimpíada.
Então, o Comitê paralímpico reconhece que existem origens mercadológicas. Afinal, o motivo mais pragmático para não utilizar o termo “paraolímpico” é que acaba violando os direitos do Comitê Olímpico Internacional que está ligado ao nome “olímpico”, assim deixando como marca registrada Paralimpíadas.
Continue aqui com a gente, veja também:
Mascotes das olímpiadas: conheça todas agora