Presente no mercado desde 1987, a marca de energético mais famosa do mundo passou a comandar vários times nas últimas décadas. Você sabe quais são os times de futebol que recebem patrocínio da Red Bull?
Na verdade, a marca não patrocina apenas times de futebol, mas também várias outras modalidades de esportes radicais no mundo inteiro.
Além dos patrocínios, a Red Bull também se tornou dona de algumas equipes ao redor do mundo. Em 2019, por exemplo, a marca de energéticos passou a patrocinar o Bragantino. Devido a tais mudanças no cenário esportivo, selecionamos uma lista com os principais times que recebem patrocínio da Red Bull. Confira a seguir!
1- Bragantino
Em 2019, a Red Bull ofereceu a possibilidade de patrocinar o time de Bragança Paulista. Um ano antes, o time havia passado da série C para a série B, mas como o antigo clube não havia passado da quarta divisão nacional, foi mais interessante sob vários aspectos aceitar a parceria com a Red Bull.
Pelo simples fato de ter aceitado o patrocínio, passou a contar com quase R$50 milhões de reais em caixa. Em 2020, o time passou a se chamar RB Bragantino e já virou líder na Série B.
2- NY Red Bulls
Outro time que recebe patrocínio da Red Bull é a New York Red Bulls. O time passou a ser patrocinado em 2006, quando se chamava ainda New York MetroStars.
Apesar de receber o patrocínio da Red Bull, nos últimos anos não atingiu grandes marcos no futebol, apesar de o investimento da empresa austríaca ter sido sempre muito alto no time (que já teve a participação de brasileiros, como o Juninho Pernambucano).
3- RB Leipzig
Outro time que recebe patrocínio da Red Bull e agora faz parte da empresa é o RB Leipzig, sediado na Alemanha. Nos últimos anos, o time já conseguiu grandes resultados. A ideia da Red Bull era alavancar o time, pois acreditava que ele tinha potencial.
O plano era fazer isso em 10 anos, mas foi preciso menos tempo para isso acontecer. No entanto, pelas leis locais, a Red Bull não pode ser dona majoritária, e por esse motivo possui 49% das ações do time.
4- Red Bull Salzburg
Sediado na Áustria, o time é patrocinado pela Red Bull desde 2005, e de todos os times que recebem patrocínio, é o que mais soma bons resultados nos últimos anos. Em apenas 14 anos, já foi 9 vezes campeão em campeonatos da Áustria, além de ser pentacampeão do campeonato austríaco.
5- Red Bull Ghana
A África já teve um time patrocinado pela Red Bull. No entanto, a performance da equipe não foi muito boa durante alguns anos, e por causa disso, o time foi encerrado em 2014.
Nesse momento, o time fazia parte da segunda divisão ganesa, e passou pelo menos seis temporadas participando de campeonatos antes de encerrar o contrato e fechar as portas definitivamente.
6- Red Bull Brasil – Segundo time do Brasil que recebeu patrocínio da Red Bull
O RB Brasil é outro clube de futebol brasileiro que recebe patrocínio da marca de energéticos. O time fica sediado em Campinas, interior de São Paulo.
O clube foi fundado em 2007, e pouco tempo depois já recebeu um grande aporte da empresa de energéticos. Atualmente, o time pertence à série B, e só podem fazer parte os atletas de até 23 anos.
Como a RB patrocinava ambos os times e comprou o Bragantino, em 2020 as duas equipes jogaram a Série A2 Campeonato Paulista, com elenco sub-23.
Afinal, por que a Red Bull entrou para o ramo dos esportes?
No início da década de 90, a ideia de entrar no mundo dos esportes foi apenas um jogo publicitário para a marca. Mas com o passar dos anos, se tornou um dos principais investimentos da marca austríaca.
Com o grande sucesso da empresa, ela deixou de fazer comerciais e passou a investir em esportes radicais, em que os atletas eram predominantemente jovens. Claro que, com o passar dos anos, a empresa passou a investir também no futebol, por ser um dos esportes mais populares do mundo.
Naquela época, o carro-chefe da Red Bull era fazer aportes em eventos mundialmente conhecidos pelos esportes radicais, como XGames, na Califórnia, e a Nascar, corrida de carros. Além, claro, do patrocínio em equipes de Fórmula 1.
A primeira equipe de futebol que a RB começou a patrocinar (e posteriormente comprou) foi o RB Leipzig, momento a partir do qual ela deu um grande salto no mercado de futebol. A partir daí, outros times do Brasil também passaram a receber patrocínio: Bragantino e RB Brasil.
O case da Red Bull no mundo dos esportes é particular e curioso. A Red Bull colocou no centro das suas estratégias a produção de conteúdo ao redor da própria marca, e é desse modo que os clubes de futebol patrocinados são vistos pela RB: como conteúdo.
E é através deles que a Red Bull foi capaz de transmitir seus próprios valores e criar engajamento com o público. Isso porque desde o início a marca percebeu que ao entrar no mundo dos esportes, especialmente os que tinham público jovem, se beneficiaria de várias formas, trazendo mais valor para a marca como um todo.
Você sabia que dois times brasileiros recebem patrocínio e hoje pertencem à Red Bull? Deixe o seu comentário abaixo!