A história do esporte é simplesmente fantástica. Os recordes olímpicos mundiais estão sempre em constante evolução. Mas desde que esse torneio se iniciou, já tivemos grandes medalhistas brasileiros e em todo o mundo.
Todo ano olímpico é algo emocionante. Afinal, para quem é fã de diversas modalidades tem a chance de acompanhar boas disputas. Já foram infinitos triunfos e emoções que as Olimpíadas nos proporcionaram.
Ao longo do texto, vamos te mostrar os principais recordes olímpicos da história. Portanto, se você é fã desse torneio, continue acompanhando e veja quem são esses recordistas!
Recordes olímpicos
Desde 1896, em Atenas, são 124 anos de história olímpica. Portanto, de lá para cá, são diversos recordes olímpicos. Separamos alguns, por modalidades, para mostrar os diversos talentos que temos espalhados pelo mundo, mas também em nosso país.
Recordes no atletismo
O atletismo é uma modalidade esportiva formada por corrida, lançamentos e saltos. Normalmente, ele é praticado em estádios, porém, em maratonas, que é uma corrida de longa distância, é feito em outro local. Esse esporte nasceu na Grécia antiga.
Os principais recordes olímpicos do atletismo são:
- Usain Bolt;
- Wayde van Niekerk;
- David Rushida;
- Florence Griffith-Joyner;
- Marie-José Pérec;
- Nadezhda Olizarenko.
Recordes na natação
A natação é uma atividade esportiva que tem o objetivo de ver a capacidade humana em se locomover na água. Ela também era praticada na Grécia antiga, mas só se tornou popular depois que chegou a ser uma competição organizada.
Os principais recordes olímpicos da natação são:
- Caeleb Dressel – 50 metros livre, tempo 21.07, em Tóquio 2020;
- Michel Phelps – 200 metros livre, tempo 1:42.96, em Pequim 2008;
- Sun Yang – 400 metros livre, tempo 3:40.14, em Londres 2012;
- Emma Mckeon – 50 metros livre, tempo 23.81, em Tóquio 2020;
- Arierne Titmus – 200 metros livre, tempo 1:53.50, em Tóquio 2020;
- Katie Ledecky – 400 metros livre, tempo 3:56.46, em Rio 2016.
Recordes olímpicos das principais modalidades
Desde que as Olimpíadas existem, os recordes olímpicos não param. Afinal, a cada quatro anos eles são renovados, pois o maior torneio mundial de esportes acontece dentro desse período.
Um dos recordes olímpicos mais antigos é o do salto em distância masculino. Bob Beamon, das Olimpíadas de 1968 fez 8,90 metros. Algo que está sendo difícil vencer até os dias de hoje. Já o feminino, da mesma modalidade, é da tcheca Jarmila Kratochvílová.
Na corrida, ninguém consegue vencer Usain Bolt, que é o maior recorde olímpico masculino. Mas o feminino é da americana Florence Griffith-Joyner.
Nas quadras de basquete um dos maiores recordes olímpicos é de Wilt Chamberlain. Para as mulheres, o recorde vai para Teresa Edwards. Na modalidade tênis, um dos maiores recordes olímpicos é do sueco Bjorn Borg.
Os maiores recordes olímpicos masculinos
Com certeza, os recordes olímpicos vão mudando ao longo dos períodos. Mas tem alguns esportistas que se mantém no topo. Veja quem são os maiores recordistas masculinos das olimpíadas:
- Michael Phelps: com o maior número de medalhas;
- Ian Millar: maior tempo participando das Olimpíadas;
- Aladár Gerevich: mais vitórias consecutivas na mesma modalidade;
- Paul Elvstrom: mais vezes campeão olímpico de forma individual;
- Oscar Swahn: atleta mais velho a receber uma medalha, que foi aos 72 anos em 1920;
- Marcel Depaillé: atleta mais jovem a participar dos jogos olímpicos, em 1900, com 7 anos;
- Emanuel Rego e Kerri Pottharst: por participarem mais vezes do vôlei de praia;
- Ryan Giggs: futebolista mais velho a disputar um torneio olímpico de futebol e a marcar um gol nas Olimpíadas.
Maiores recordes olímpicos femininos
As mulheres também marcam presença nos Jogos Olímpicos. Aliás, elas dão um verdadeiro espetáculo no quesito profissionalismo, pois disputam o torneio com muita garra e determinação.
- Veja abaixo quem são as maiores recordistas das Olimpíadas:
- Larissa Latynina: maior ganhadora de medalhas olímpicas;
- Maria Emma Lenk: primeira nadadora a ter um recorde mundial;
- Charlotte Cooper: primeira mulher a conquistar a primeira medalha de ouro no tênis;
- Aída dos Santos: salto em altura;
- Sandra Pires e Jacqueline Silva: primeiras a serem campeãs no vôlei de praia feminino;
- Enriqueta Basilio: primeira mulher americana a acender a pira olímpica;
- Rafaela Silva: primeira atleta do judô brasileiro a ter um título mundial.
Quantos recordes olímpicos tem o Brasil?
O Brasil participou de 22 das 28 Olimpíadas que já aconteceram. Afinal, nas cinco primeiras edições dos torneios olímpicos o nosso país não teve participação. Ele iniciou a sua trajetória em 1920, quando os jogos foram em Antuérpia.
Dentro da história olímpica do Brasil, foram 129 medalhas, sendo 30 de ouro, 36 de prata e 63 de bronze. Entretanto, a melhor participação do nosso país foi em 2016, justamente quando os jogos olímpicos aconteceram em nosso território.
Um dos maiores recordes olímpicos do Brasil é de Emanuel Rego, que mais vezes participou dos jogos de vôlei de praia. Robert Scheidt é o velejador brasileiro que mais participou dos jogos olímpicos e que também mais ganhou medalhas. A jogadora de futebol feminino Formiga também é um recordista brasileiro nas Olimpíadas, afinal, participou setes vezes do torneio mundial.
Nelson Pessoa tem o recorde de atleta brasileiro mais velho a participar das Olimpíadas. A mais jovem atleta brasileira é Talita Rodrigues, com 13 anos, o nosso recorde nacional. Mas em 2021 Rayssa Leal se tornou a brasileira mais nova a competir no mundial, na modalidade skate e a levar a medalha para casa!
Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários. Obrigado!
Para saber ainda mais sobre as olímpiadas, acesse:
Você conhece a História das Olímpiadas?