A copa Libertadores já passou por diversas modificações, principalmente nas regras da libertadores.
A história da Copa Libertadores da América começa em 1960 e originalmente a competição era reservada exclusivamente para os campeões nacionais de cada país. Por isso, foi chamada de Copa dos Campeões Americanos. O Bahia, vencedor da Copa do Brasil em 1959, tornou-se o primeiro clube brasileiro a disputar o torneio vencido pelo Peñarol.
A partir de 1965, a Copa dos Champions de América foi renomeada para Copa Libertadores da América. Desta forma, a partir de 1966, os vice-campeões nacionais também puderam competir.
Vamos conhecer neste artigo, mais sobre as regras da libertadores e as mudanças atuais a competição.
Regras da Libertadores
A Copa Libertadores é disputada em 8 fases. Todas as fases, com exceção da final, são disputadas em cada país dos clubes participantes, com dois jogos, um fora e outro de volta.
Do total de 47 equipes classificadas para a competição, 6 entram na fase 1. 13 na fase 2 e 28 equipes vão direto para a fase de grupos. Entenda como cada uma dessas fases funciona.
Pré-libertadores
Fase 1
6 clubes competem entre si nesta fase, com times da Bolívia (1), Equador (1), Paraguai (1), Peru (1), Uruguai (1) e Venezuela (1). Os jogos das fases 1, 2 e 3 serão definidos na mesma cerimónia de sorteio.
Fase 2
As 3 equipes classificadas na fase 1 juntam-se às outras 13 equipes que entram nesta fase diretamente. Os clubes participantes nesta fase da competição são do Brasil (2), Colômbia (2), Chile (2) e 1 equipe de 7 associações cada (Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela). Após a primeira e segunda mãos, 8 clubes avançam para a fase 3.
Fase 3
Na fase 3, as 8 equipes classificadas se enfrentam e, como mencionado, os confrontos já estão determinados na fase 1 empate . Os jogos são em casa e fora e os 4 jogos classificados vão para a fase de grupos.
Regras da libertadores: Fase de grupos
As 4 equipes classificadas na segunda fase juntam-se a outras 28 equipas que foram classificadas diretamente na fase de grupos. As 28 seleções vêm do Brasil (5), da Argentina (5) e de 2 clubes das outras 8 associações da Conmebol (Bolívia, Equador, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), além da Copa Libertadores do ano passado e Copa Sulamericana.
Os 32 times são sorteados em 8 grupos de 4 times cada, com os 2 primeiros de cada grupo passando para as oitavas de final e os terceiros colocados na Copa Sul-Americana após a primeira e segunda partidas dentro dos mesmos grupos.
Rodada Final
As 16 eliminatórias da fase de grupos serão divididas em 2 potes para o sorteio da rodada final de 16 jogos. No pote 1 estão as equipes que ficaram em primeiro lugar em seu grupo, e no pote 2 as equipes que ficaram em segundo lugar em seu grupo. Os confrontos decorrem em dois jogos, sendo o segundo e decisivo jogo em casa da equipa com a melhor campanha da fase de grupos. Este critério de comando de campo também se aplica às seguintes fases da competição.
Quartas de final
Os jogos das quartas de final em diante já serão determinados no sorteio da segunda rodada, nenhum novo sorteio será realizado nas fases seguintes. Os jogos das oitavas são classificados por letra, começando com a letra A até a letra H e os jogos das quartas de final são:
- A x H (o vencedor é S1 ou semifinalista 1)
- B x G (o vencedor torna-se S2 ou semi -finalista 2) <br > C x F (o vencedor será S3 ou semifinalista 3)
- D x G (o vencedor será S4 ou semifinalista 4)
Meias-finais
Os 4 vencedores das quartas-de-final também serão determinados pela mesa do sorteio das oitavas de final, portanto, nenhum novo sorteio será realizado. As semifinais são:
- S1 x S4 (o vencedor é F1 ou finalista 1)
- S2 x S3 (o vencedor é F2 ou finalista 2)
Final
A partir de 2019, a grande final da Copa Libertadores será disputada em um único jogo, com o Finalista 1 e o Finalista 2 se enfrentando em local a ser determinado antes do início da competição.
O Regulamento completo da Libertadores pode ser encontrado em Pode ser baixado do site da Conmebol no link: Regulamento Libertadores da América
Regras da libertadores: Vagas da Taça por país
Atualmente, a Copa Libertadores oferece 47 vagas, 45 das quais anteriormente distribuídas entre os 10 países afiliados à Conmebol e outras 2 vagas adicionais concedidas ao campeão da Copa Libertadores e ao campeão da Copa Sul-Americana do ano anterior
A Conmebol não interfere na forma como cada país seleciona os clubes para ocuparem seus lugares de direito na competição. Cada associação determina os critérios e regras para a representação de seu país no torneio de forma autônoma. Os campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul Americana são vagas adicionais ao país do clube master e não consomem nenhuma das vagas já alocadas para aquele país na competição.
As vagas para a Copa Libertadores da América estão atualmente assim distribuídas:
Brasil (7 vagas) – Fase de Grupos (5 vagas) + Fase 2 (2 vagas)
Argentina (6 vagas) – Fase de Grupos (5 vagas) + Fase 2 (1 vaga)
Chile (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (2 vagas)
Colômbia (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (2 vagas)
Uruguai (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Equador (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Paraguai (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Peru (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Bolívia (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Venezuela (4 vagas) – Fase de Grupos (2 vagas) + Fase 2 (1 vaga) + Fase 1 (1 vaga)
Campeão da Copa Libertadores – vaga direta na fase de grupos
Campeão da Copa Sul Americana – vaga direta na fase de grupos
Total de 47 vagas, 28 diretas a fase de grupos, 13 na fase 2 e 6 na Fase 1.
Mudanças nas regras da libertadores
Para que o torneio possa voltar mesmo em meio à pandemia, novas regras foram criadas para garantir a segurança dos jogadores, das comissões técnicas, da equipe e de todos os envolvidos na competição.
– Os jogos continuam a decorrer com os portões fechados, sem a presença de adeptos nos estádios;
– Todos serão testados antes dos jogos;
– As equipes contarão com o apoio da Conmebol para aluguel de vôos privados para jogos fora de casa;
– O número de jogadores registrados por equipe aumentou para 50.
Algumas regras também mudaram no campo de jogo. As equipes agora podem fazer até cinco substituições, respeitadas as três interrupções durante o jogo. É proibido cuspir, assoar o nariz, beijar a bola e trocar de camisa com o adversário durante ou no final dos jogos. A organização do torneio também permitiu que um mesmo jogador jogasse por duas equipas distintas durante a competição em caso de mudança de clube, o que antes era proibido.
Continue aqui com a gente. Leia também:
Os maiores recordes do futebol Brasileiro na história